Você conhece a profissão designer gráfico? No post de hoje, vamos mostrar quais são as suas funções e por que ele é tão importante para o mercado empresarial. Confira!
O que é o designer gráfico?
Podemos dizer que o designer gráfico é a interpretação gráfica de um conjunto de ideias. O designer gráfico, é uma área de atuação que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho nos últimos anos.
O principal motivo do crescimento dessa profissão, seria a necessidade que as empresas têm de ampliar sua visibilidade nos diversos canais de comunicação.
É difícil imaginar um mundo onde quem trabalha com Marketing digital, trace estratégias eficazes sem as ideias e habilidades de um designer gráfico.
O que faz o designer gráfico?
O designer gráfico é o profissional responsável pela parte visual e estética de um projeto, o que vai muito além de produzir ilustrações.
Ele trabalha criando soluções visuais, a partir de materiais que passem uma determinada mensagem, de acordo com a intenção do cliente.
Dito isso, podemos destacar algumas funções de um designer gráfico. São elas:
Criação de anúncios para jornais;
Criação de anúncios para revistas;
Editoração de livros;
Elaboração de identidade visual para empresas;
Criação de marcas;
Criação de materiais impressos.
Além disso, dentro do mundo digital, o designer pode produzir diversos outros projetos, como:
Criação de anúncios para sites e redes sociais;
Elaboração de campanhas publicitárias para e-mails;
Criação de layouts para sites, blogs e portais para internet;
Desenvolvimento visual de games.
Perfil do profissional de designer gráfico
As características principais que este profissional deve ter são de sempre ser observador, criativo, ousado, possuir sensibilidade artística, ser concentrado, detalhista, ter capacidade de análise, estar sempre disposto a ouvir críticas e novas ideias, e ter habilidades para desenhar e saber lidar com o trabalho em equipe.
O designer e a identidade visual das empresas
Também é de extrema importância que uma empresa defina sua identidade visual, para que possam se sobressair frente à concorrência e consolidar seu posicionamento no mercado.
Os materiais que desenvolvem a identidade visual da empresa são criadas pelos designers gráficos, ou seja, são eles que tornam a marca conhecida e facilmente reconhecida pelas pessoas, desde o logo, a escolha das cores e os catálogos dos anúncios produzidos.
É preciso impressionar o cliente a partir da primeira apresentação com uma boa imagem da marca, isso é de extrema importância, principalmente para empresas novas no mercado.
Por isso, é importante investir em bons profissionais de designer. Quem nunca se deparou com um site mal feito, um folheto de divulgação de mau gosto e sentiu que aquela empresa não era tão boa para que você estabeleça o contato com ela?
Uma arte que não esteja boa o suficiente pode ser desastroso para a imagem e o sucesso da sua empresa.
Por essa razão, é importante investir em profissionais que tenham uma boa formação, referências culturais e pessoais, para que dialoguem de forma eficiente com o público.
Agora que você já sabe a importância do profissional de designer gráfico, que tal dar uma olhadinha no blog da Promopress? www.promopress.com.br. Lá, você encontra dicas sobre impressos, mercado de trabalho e muito mais!
Comments